3.3.05

Amigos

"Querido Gustavo,
entendo que a amizade não deva ser uma coisa que se peça assim e que se dê de forma impensada. Mas quando te pedi para continuarmos amigos não te queria ofender, nem isso me passou pela cabeça. Para mim era só uma forma de nos vermos, de conversarmos um com o outro, de irmos ao cinema juntos (mesmo longe, continuas a ser o meu cinéfilo preferido). Sem o pretexto de sermos amigos, irmos juntos conversar para o Parque Eduardo VII parece-me quase ridículo, Gustavo.
Eu quando acabei com a relação que tínhamos, não queria acabar com outras relações que pudéssemos vir a ter juntos. A minha mãe diz-me que tu precisas de tempo e de espaço, e que tens todo o direito a isso. É estranho, a minha mãe não é de frases feitas, mas em relação a ti, ela não consegue ser mais previsível; diz-me todos os dias que sente a tua falta lá em casa e que eu fui muito burra em te ter afastado.
Mas é por mim, não por ela, que te escrevo. Quero ser tua amiga, por isso garanto-te que vou lutar por isso. Ou a a amizade que tínhamos perdeu-se no momento em que te deixei?
Maria"

"Querida Maria,
sabes que eu detesto escrever mas como ainda não percebeste muito bem o que eu quis dizer (e se calhar eu também não percebi muito bem o que querias dizer), preferi explicar-te por carta.
Não vou ser cínico como me costumas acusar de ser, por isso vou directo ao assunto.
Para mim, amizade é uma relação que se contrói com tijolos pequenos mas muito fortes, inabaláveis. A amizade está no fim dessa construção e por isso não é uma coisa que se pede ou que se deseja, é-se simplemente.
O facto de eu não conseguir ser teu amigo não tem a ver contigo, mas eu conheci-te como minha namorada por isso não me ocorre ver-te de outra maneira. Como já não queres que eu olhe para ti dessa forma, nesse caso eu prefiro não te ver, Maria. O Filipe disse-me que isto era fugir ao problema, mas eu acho que ainda tenho direito de fazer o que me apetece.
Ser teu amigo para teres companhia para ires ao cinema ou para ires às lojas quando as tuas amigas não estão disponíveis, parece-me um pesadelo. O que eu quero com isto dizer também, é que tardes nos bancos do parque faziam sentido porque estávamos apaixonados um pelo outro, tu por mim, eu por ti.
Uma amizade neste ponto em que nos encontramos parece-me uma situação injusta, se pesares as vantagens de sermos amigos vais ver que a balança tende para o teu lado.
Ver-te quando te apetece me ver, voltar a ver-te, voltar a fazer as coisas que fazíamos como namorados será demasiado doloroso para mim, é como reviver; eu acho que se acabou, acabou, não vale a pena chover sobre o molhado.
É sem espírito vingativo que te digo, quando acabámos, Maria, para além do amor que achava que nos unia ter ido poço abaixo, foi com ele o que resultava desse amor: amizade, cumplicidade, cinema, companhia, jantares fora.
Sei que depende de mim vermo-nos amanhã ou para o ano. Por mim, via-te todos os dias, sabes disso muito bem, mas se as condições são a de sermos amigos, prefiro não te ver amanhã nem depois e deixar passar esta chuvada sentimental onde me encontro. Depois quem sabe.
"I guess it's up to me now - should I take the risk or just smile?"*
Gustavo

*(Misread, Kings of Convenience)

No comments: